quinta-feira, junho 11, 2009

Manias

Raras pessoas me chamam Ana.
E é engraçado de facto,porque ou essas pessoas me conhecem extremamente bem ou,não me conhecem de todo.
Quanto às pessoas que realmente me conhecem,de cada vez que dizem Ana,sinto o cheiro caseiro da palavra,familiar,um som cheio de segurança.Ah e claro as abreviaturas!Cá para mim,é completamente lunático,abreviar algo que já é pequeno por si próprio...Lá entra a minha irmã pela casa a dentro,com "Nocas" para cá "Nocas" para lá e a minha avó que considera "Aninhas" um nome vindo dos céus,obviamente.A minha mãe facilita as coisas: Ana e está tudo bem.Ana Reis e é melhor começar a fugir.O meu pai gosta de criar nomes inexistentes,nomes de princesas e seres encantados,criatividade e imaginação não lhe faltam...Nisto devo sair a ele.
Ana.
Simples,demasiado certo e com um,também,certo toque de serenidade.
Por vezes penso que os meus escassos nomes não se conhecem.O último rebelde e irreverente,implica a torto e a direito com o primeiro certinho e direitinho,e o enfadonho do meio (nem eu tenho paciência para o do meio) tenta acalmá-los aborrecidamente,sempre sem qualquer tipo de sucesso.
Gosto de pensar que se completam.Cada um à sua maneira.
Pondo de fora a minha família,que ganhou naturalmente todos os direitos de me chamar Ana assim como os seus derivantes,há aquele grupo de pessoas que conhece cada mania minha,ainda assim há quem se descuide e diga calorosamente "Olá Ana!".Não é grave.Esta pessoa também conhece perfeitamente qual vai ser a minha reacção;geralmente não olho à primeira e faço um ar de escandalizada ao aperceber-me da situação.Depois grito autoritariamente "Não me chames Ana!"
Caramba!Não deveria haver alguma alma santa que pensasse e repensasse no nome perfeito e ideal para cada pessoa?O nome designa,qualifica,elege!Como é possível os nossos pais,terem a impossível tarefa de escolherem o nosso nome quando,supostamente,ainda nem sequer nos conhecem?!Acho toda esta questão de nomear complicada...
Em relação às outras pessoas,que coitadas não têm culpa nenhuma,simplesmente ouvem todos os dias na chamada "Ana Reis número quatro?!" e optam pelo primeiro nome,o direitinho.No entanto dizem-no baixinho como se não tivessem a certeza.
Já reparei,ninguém sabe como designar os outros,seja desconhecido ou conhecido,é difícil resumir alguém a um nome só.
Por fim,existem pessoas especiais.Aquelas pessoas que apenas se cruzam com o meu olhar e entendem-no.Que desafiam todos os significados possíveis da palavra conhecer e juntam tudo o que sou num simples nome.Aqui,ouvir o Ana sabe bem.
Sou uma Ana que não gosta que lhe chamem Ana,com a mania da exclusividade,sem dúvida.
O que é que querem?
Não gosto que me chamem Ana!

1 comentário:

  1. findingnevaland16 junho, 2009

    Amei, Amei.. sinto-te em cada palavra, como se dialogasse-mos mentalmenete a qualquer altura do dia!! minha sereia..

    ResponderEliminar