domingo, setembro 13, 2009

Esta conversa dava um grande poema

Eu é que gostava de entrar nos meus pensamentos
Porque eles é que entram em mim.

Isso é estranho, e complicado.

Perfeita descrição de mim!

Não, perfeita descrição de quem se acha estranho e complicado.

Ainda assim...
Para eu achar alguma coisa, algum nexo
É preciso estar num dia sim!

Para quê estar num dia sim?
Os pensamentos são iguais; a disposição é que não.
Dias sim em ti são raros.

Rara é a coerência na palma da alma
A beleza de um cabelo apanhado
Mas eu sou comum, comum a todas as palavras de um dia.

Lá está, coerência é coisa que andas a perder.
Que importam cabelos se o teu dilema são neurónios?
Dias sim em ti são raros...

Não sou eu que perco. É o que me rodeia
É quem tem sabor e já não o saboreia
E como os outros, são um espelho que nos reflectem
Fico-me pelos dias comigo.


Quem perde é quem não entende;
Para quê ficar nos dias contigo,
Se és mais feliz a apanhar os figos?

Então quero perder para não entender
Quero ficar nos dias contigo, com alguém!
Que isto de subir ás árvores e cair, desamparada, magoa.

Ficas-te nos dias contigo;
Queres subir às árvores sozinha;
Mas há um truque muito simples - chama uma vizinha!

Essa minha flor do norte,
Que o vento soprou, bem forte
Ninguém tem o que quer
Ninguém sabe o que quer
Eu só me queria sentar no chão!

E sobes às árvores?
Sem nada, sem alicerces?
Já te disse que isso não se faz!
Será que me não dás paz?
Ouve o que te digo,
Aprende comigo!
Põe-te de pé, anda em frente, sobe às árvores!
Mas não, sem um amigo...

Às vezes o tempo pára.
Oh sim ele estanca
Como uma hemorragia que quase que mata.
E eu penso, finjo que penso,
Qual árvore? Qual amigo?
Mas ando em frente, danço danço.


O tempo parou!
Logo, apenas nos teus pensamentos dançaste.
E ora aí está, porque se o fizeste, neles entraste!
Não era o que querias?

Parou e não passou
Pensei e deixei de saber
O que eu queria Tiago?
Só queria acreditar.

Mas o tempo não pode parar,
Não estás só a inventar?
Porque é bonito sonhar?
Será?
....Porque queres acreditar?
São perguntas a mais, para alguém como eu...


Quero parar de tentar salvar!
Só para eu poder respirar
Dar uma chancezinha a mim própria de acreditar
Que alguém um dia me vai salvar
Que não vou ser eu a alimentar
As poesias de quem não sabe rimar
Não tens respostas!!
Estás como eu...

Estou confuso, tu não?
...São ideias a que não dou uso...
Mas não queres, sei lá, pelo menos tentar?
É que como tu também não quero estar;
Se não tiver respostas, como posso voar?

Tento ir com o vento
Vendar os medos com uma fita de seda azul
Diz-me, tento. Como?
Mas não é com as respostas que se voa
É com as perguntas.

Voas com perguntas.
Queres aterrar com as respostas?
Dizias-me, "quero sentar-me no chão."
Tenho muitas perguntas na cabeça, tu não?
Se sim, estamos perdidos nas nuvens... E então?
Não é bom sonhar?
Mesmo assim, se te deixares levar
Vais acabar por não aterrar.
E algum dia terás que o fazer; andar com os pés assentes no chão...

O meu chão é o céu de alguém.
Mas estou a sorrir sabes?
Estou mesmo a sentir que não quero aterrar.
Que não há volta a dar.
Que sou um caso, entre tantos, a quem a vida soube e conseguiu lixar.
E depois??
Quero lá saber!!
...Sento-me só no chão para não me esquecer
De quem sou, e de quem nunca quero ser.
Anda para o meu lado!!!

E estou como tu? Nem pouco mais ou menos!
Tu voas por nuvens e sóis de climas amenos,
Eu escavo a terra
À procura de segredos.
Segredos esses, que estando envoltos em luzes e fantasia,
Não passam para ti de uma ilógica minoria.
O lixo de um homem é o tesouro do outro,
Porque o teu chão é o meu céu.

Meu anjo...


Obrigada Tiaguinho!

1 comentário:

  1. O céu está nas pessoas que nos rodeiam...
    Voar está em caminhares lado a lado com as pessoas...
    Parar o tempo está envolvereste na alma de alguém...
    Estar salvo é viver o momento...
    Estar seguro é não pensar na insegurança...
    Estar livre é ter um amigo...
    E ter tudo junto é ter coragem para aproveitar todas as árvores, nunca estás sozinha, tns.te sempre a ti que és mt grande...

    ResponderEliminar